1.TÍTULO:
Feira
de Ciências:um convite para novos conhecimentos.
2.JUSTIFICATIVA:
A Feira de Ciências se apresenta como
um convite para abrir as janelas da curiosidade, do interesse, da criatividade
e da mobilização dos alunos e dos professores. É uma atividade que deve ser
estimulada no interior da escola, pois é uma excelente oportunidade de
interagir os conhecimentos nela produzidos, com a comunidade onde está
inserida.
Também é uma prática motivadora para
alunos e professores. Este projeto pode proporciona e desenvolve o conhecimento
de maneira prazerosa e com significado, pois os temas trabalhados fazem parte
do conteúdo de cada ciclo de aprendizagem, ou seja, os assuntos escolhidos para
a realização da feira não são dissociados dos temas estudados em sala de aula
3.
OBJETIVOS
- Integrar
professores e alunos;
- expor
à comunidade escolar o trabalho de investigação executado pelos
professores e alunos;
- despertar
o interesse pela investigação científica;
- desenvolver
habilidades de pesquisa, motoras e artísticas :
- promover
a interação comunidade -escola,
- desenvolver
o senso crítico,
- despertar
o senso de cooperação
4.
METODOLOGIA
O projeto envolveu todos os
professores e as turmas do 1° ou 5º ano do ensino fundamental. Os trabalhos
apresentados refletem um assunto estudado em sala de aula. Em um primeiro
momento foi selecionado um tema gerador para cada ciclo de aprendizagem, de
acordo com o plano curricular da escola: 1° ano do 1° ciclo- animais.2° ano do
1° ciclo- plantas;3° ano do 1° ciclo- saúde;1° ano do 2° ciclo- água;2° ano do
2° ciclo- corpo humano.
Na segunda etapa os professores de cada turma
desenvolveram com os alunos, durante os trimestres, pesquisas na internet
utilizando o laboratório de informática, e também em livros, revistas, jornais,
filmes, fotografias e outros, sobre o assunto selecionado. Após os estudos e
pesquisas foram produzidos os materiais para a exposição: cartazes, maquetes,
folders, painéis e outros.
E no dia 10 de novembro de 2012
realizou-se a Feira de Ciências com a
presença de toda comunidade escolar.
5.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto ocorre de forma continua, demonstrados através da efetiva
participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e do material
produzido nas aulas a ser apresentado na Feira de Ciências na Escola.
Com o desenvolvimento do referido
projeto percebemos um aumento do interesse nas produções científicas, maior
entrosamento nos trabalhos em equipe, consequente melhora nas pesquisas, no uso
das mídias, nas produções orais e escritas.
6.REFERÊNCIAS :
___________. Currículo,
projetos e tecnologias. In: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com
as TIC. ProInfo – Curso de100h. Guia do Cursista. Brasília: MEC/SEED. 2008.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
GARDNER, H.
Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas,
1995.
NETO,Luiz Ferraz Feira de Ciências. Disponível
em :www .feiradeciencias.
com.br
NOGUEIRA, Nilo
Ribeiro. Uma prática para o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. De
acordo com os PCN’s: Aprendizagem com Projetos. São Paulo: Érica, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário