Sejam bem vindos!!!!

Este blog foi feito para alunos e professores.

sábado, 24 de novembro de 2012

Projeto desenvolvido na Escola São Jorge no decorrer do ano 2012. Parabéns aos professores pelo  ótimo trabalho.

1.TÍTULO:

Feira de Ciências:um convite para novos conhecimentos.  


2.JUSTIFICATIVA:

A Feira de Ciências se apresenta como um convite para abrir as janelas da curiosidade, do interesse, da criatividade e da mobilização dos alunos e dos professores. É uma atividade que deve ser estimulada no interior da escola, pois é uma excelente oportunidade de interagir os conhecimentos nela produzidos, com a comunidade onde está inserida.
Também é uma prática motivadora para alunos e professores. Este projeto pode proporciona e desenvolve o conhecimento de maneira prazerosa e com significado, pois os temas trabalhados fazem parte do conteúdo de cada ciclo de aprendizagem, ou seja, os assuntos escolhidos para a realização da feira não são dissociados dos temas estudados em sala de aula


3. OBJETIVOS

  • Integrar professores e alunos;
  • expor à comunidade escolar o trabalho de investigação executado pelos professores e alunos;
  • despertar o interesse pela investigação científica;
  • desenvolver habilidades de pesquisa, motoras e artísticas :
  • promover a interação comunidade -escola,
  • desenvolver o senso crítico,
  • despertar o senso de cooperação


4. METODOLOGIA

O projeto envolveu todos os professores e as turmas do 1° ou 5º ano do ensino fundamental. Os trabalhos apresentados refletem um assunto estudado em sala de aula. Em um primeiro momento foi selecionado um tema gerador para cada ciclo de aprendizagem, de acordo com o plano curricular da escola: 1° ano do 1° ciclo- animais.2° ano do 1° ciclo- plantas;3° ano do 1° ciclo- saúde;1° ano do 2° ciclo- água;2° ano do 2° ciclo- corpo humano.
 Na segunda etapa os professores de cada turma desenvolveram com os alunos, durante os trimestres, pesquisas na internet utilizando o laboratório de informática, e também em livros, revistas, jornais, filmes, fotografias e outros, sobre o assunto selecionado. Após os estudos e pesquisas foram produzidos os materiais para a exposição: cartazes, maquetes, folders, painéis e outros.
E no dia 10 de novembro de 2012 realizou-se a Feira de Ciências  com a presença de toda comunidade escolar.


5. AVALIAÇÃO:

            A avaliação do projeto ocorre de forma continua, demonstrados através da efetiva participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e do material produzido nas aulas a ser apresentado na Feira de Ciências na Escola.
Com o desenvolvimento do referido projeto percebemos um aumento do interesse nas produções científicas, maior entrosamento nos trabalhos em equipe, consequente melhora nas pesquisas, no uso das mídias, nas produções orais e escritas.

6.REFERÊNCIAS :

___________. Currículo, projetos e tecnologias. In: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. ProInfo – Curso de100h. Guia do Cursista. Brasília: MEC/SEED. 2008.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
NETO,Luiz Ferraz Feira de Ciências. Disponível em :www .feiradeciencias.
com.br
NOGUEIRA, Nilo Ribeiro. Uma prática para o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. De acordo com os PCN’s: Aprendizagem com Projetos. São Paulo: Érica, 1988.






Nenhum comentário:

Postar um comentário